Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

3 dicas para reverter o ‘efeito platô’ em dietas de emagrecimento

000120-67c99f19
000120-67c99f19

Você foi ao nutricionista, iniciou uma dieta para emagrecimento, percebeu que após algumas semanas as roupas começaram a servir ou ficar alargadas e finalmente teve a certeza que perdeu peso! E depois disso? Viu que parou de emagrecer, depois de um certo tempo com a mesma dieta, mesmos alimentos e mesmas quantidades? Esse é o “efeito platô”.

É comum, depois de um certo tempo fazendo dieta, chegarmos a uma estabilização do peso, devido à adaptação do nosso organismo que desacelera o metabolismo. Isso pode ocasionar grandes frustrações, mas entendam que essa condição é perfeitamente comum de acontecer. É nesse momento que entramos com uma variação da dieta e do estilo de vida, o que é fundamental não só para sair do efeito platô, mas também para evitar a monotonia alimentar.

Quais as principais mudanças que podemos realizar para reverter esse quadro? Confira três dicas essenciais:

1. Mudança na composição alimentar

O ajuste calórico é um dos principais fatores associados à reversão do efeito de estagnação do peso. A substituição de fontes de carboidratos, a troca dos lanches entre as refeições e o ajuste da hidratação são alguns fatores importantes a serem avaliados e modificados.

2. Troca de treinos e atividades aeróbicas

Quando você está em efeito platô, pode ter certeza que a atividade física tem grande influência. Ao realizar uma dieta para perda de gordura, involuntariamente, também perdemos certa quantidade de massa magra, o que pode interferir no metabolismo. Por isso, converse com seu educador físico para ele garantir um treino de musculação mais otimizado em busca de voltarmos à queima de gordura acelerada e perder mais peso.

3. Garantir o descanso adequado

Que o descanso é essencial para qualquer tipo de dieta, isso não é novidade. Então, quando você perceber que parou de perder aqueles quilinhos, reflita sobre o seu descanso, veja se você está dormindo o suficiente para manter todas as vias metabólicas em sintonia e funcionamento adequado.

Todas essas mudanças devem ser orientadas por nutricionista, responsável por adequar suas necessidades e incluir estratégias pertinentes ao programa de emagrecimento!

Efeito platô é comum nas dietas e precisa do acompanhamento de um nutricionista (Foto: Divulgação)Efeito platô é comum nas dietas e precisa do acompanhamento de um nutricionista (Foto: Divulgação)

Efeito platô é comum nas dietas e precisa do acompanhamento de um nutricionista (Foto: Divulgação)

Deixe seu comentário:

Menu

87,9 FM – Associação Rádio Comunitária do Terceiro Milênio

Uma rádio que está sempre em sintonia com você!

Curta no Facebook

Redes sociais